top of page

Histórico Artistico

Rodrigo Dal Bó Stoppa

Rodrigo Stoppa

26 anos nascido dia 06/10/1990.

Músico, instrumentista,Autor e Compositor.

Ator e preparador de Elenco de atores.

(Cantor, Baterista, Violonista, Violinista, Pianista e Percussionista)

 

Rodrigo Stoppa, teve início na música ,aos 9 anos de idade, com seu avô Antônio F. Stoppa, um dos fundadores na orquestra e do conservatório Saltense. Um Violonista e contra-Baixista de mão cheia ministrou aulas de violino e teoria musical para seu neto por 1 ano e 6 meses. Após o falecimento de Antonio , Rodrigo iniciou aulas no conservatório com o professor Rogerio P. por 6 meses e posteriormente com Sr Morci F.(particular), por mais 1 ano. As aulas de teoria no conservatório

ministradas pelo Gilmar M. também maestro do conservatório.

Despertou então, através de seu pai, Antonio F. Stoppa Jr o interesse pela Bateria Aos 11 anos, onde iniciou aulas particulares com Tarcisio L. por 1 ano e que o indicou a retornar ao conservatório por mais 3 anos onde aprendeu diversos ritmos como a bossa nova, vanerão, baião, Jazz, blues, rock, salsa, bolero, boi e mais ritmos brasileiros. Passou posteriormente pelo professor China com técnicas especificas para samba, pagode, samba pop, swing, funk soul, axé paulista e axé baiano por 3 anos e também com Alex Frehnhame por mais 2 anos com aprimoramento na leitura , contra tempos, rock, jazz e ritmos cubanos.

Não se contentando com esses instrumentos, sentiu necessidade de aprender mais sobre instrumentos percussivos e aprendeu pandeiro, tantam, repique de mão, repique de anel, surdo, surdo invertido, timbal, repilique, bongo, conga, tumbadora, berimbau, udue, tamborim, alfaia e zabumba.

 Participou de aulas de expressão , consciência vocal e respiração com os professores Paco de São Paulo, Valéria N. Osasco e Nercy Cardoso de Salto.

 Com 16 anos voltou a tomar as cordas como um de seus instrumentos e partiu para o Violão onde teve 3 anos de aula com Gabriel Maron , a harmonização, agilidade e improviso foram alguns dos temas abordados nas aulas e Rodrigo deu inicio então as suas composições próprias. E hoje conta com mais de 80 músicas escritas e registradas.

 Integrou como baterista as Bandas de New metal , Delta 9.1 e Drop7 por 2 anos. Banda de Hardcore Teddy HxCx por 1 ano. Heavy metal AcydDust por mais 1 ano. Pagode e samba , Pura magia 2 anos, To-que-to 6 meses, Integral do samba 1 mês. Rock Classico , banda Anarkia por 2 anos. Reggae, rock nacional e rap com as bandas, Projeto paralelo e Quintessenssia por 1 ano e a Banda Zambatema no estilo Samba rock e Funk Soul por mais 2 anos.

 Hoje Segue Carreira solo com um projeto de músicas autorais e que Lançou seu primeiro CD em Outubro de 2016, aborda temas sobre a preservação da natureza , humildade, união e amor ao próximo. Sons produzidos nos estilos da Bossa nova, afro samba, afoxé , reggae, samba e ritmos alternativos e universais. O Primeiro álbum leva o nome de “ Planeta Terra da Água” onde Rodrigo utilizará violão, violão 12 cordas, teclado, bateria e voz e contara com a presença de grandes músicos para a Percussão, Baixo, guitarra e backing vocal.

 Admirado pelo poder da Música e da Arte, sentiu necessidade de beber em outras fontes e encontrou o Teatro, onde integrou a Cia. Teatral Vernáculo por 4 anos. De 2007 a 2009 esteve em cartaz com produção“Wilde Censurado”, que viajou por todo o Brasil sendo premiada em oito

importantes festivais nacionais de teatro, inclusive recebendo o prêmio de

Melhor Elenco de Atores, no qual Rodrigo fez parte, durante o Festival de

Teatro de Sorocaba. Entre seus principais trabalhos no teatro estão o

musical infantil “Os Saltimbancos”, com tradução de Chico Buarque de

Hollanda; “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes; “Abrindo

Caminhos”, de Mércia Falcini; “Espaços que Educam”. Em 2010 esteve

atuando em três montagens distintas na capital e interior de São Paulo: no

infantil “Notícias”, no espetáculo educativo “Que Noite!” e no drama “O

Encontro das Águas”. Os três trabalhos foram protagonizados pelo ator e

dirigidos por Sandro Bergamo. A peça “Que Noite!” foi a grande

vencedora do concurso de espetáculos educativos promovido pela

Secretaria da Educação e foi assistida por mais de 10 mil estudantes do

país. Com “O Encontro das Águas” recebeu um prêmio do ProAC que

oferece recursos através do Governo do Estado para produção e grande

temporada em oito cidade brasileiras, também participando de alguns

festivais em 2011 como o de: Registro, Minas Gerais , Goiás e Sorocaba.

Esteve participando do Festival Infantil de Teatro por dois anos

consecutivos, no ultimo, com a montagem “Os Bichos Querem Cantar”.

Rodrigo foi aluno há três anos da oficina de dramaturgia e preparação de

atores ministrada pelo diretor Sandro Bergamo. Também cursou No Studio Fatima Toledo(conceituada diretora de Elenco de filmes nacionais como: Tropa de Elite, cidade baixa, Central do Brasil, entre outros.) o workshop, curso livre e Extensivo por 1 ano e 6 meses e teve participação no longa metragem  “Austin , a vida de um escritor” com a Diretora Olga P. do Studio Fatima Toledo.. Na Escola de Atores Wolf Maya estudou teatro e tv por 1 ano.O ator também foi professor de teatro na cidade de Salto/SP em 2011.

Em 2013 fez aulas de Ballet Classico e Contemporâneo com a Cia Faces Ocultas de Dança de Arilton Assunção.

 Rodrigo integrou o Elenco do Curta metragem “ Vestibular” com direção de Totti Loureiro onde foram premiados como melhor filme estrangeiro no festival Internacional de Oberhausen na Alemanha em 2015. No mesmo ano protagonizou o Curta metragem “ O Fugitivo” com direção de Felipe C. que teve grande repercussão pelo tema da falta de água.

 Hoje faz parte do espetáculo teatral “Carlos e Neno” do grupo STCA de salto com o diretor Marcelo Santo, onde foi premiado como Melhor Ator no Festival Nacional de Taquaritinga 2015 , melhor Ator Coadjuvante no Festival Nacional de Avaré 2016 e Ator revelação no festival de Mogi Guaçu em 2016.

Trabalhou como Produtor musical da Peça “ Nossas Cadeiras” 2015 e 2016 Onde Faz o Papel de Protagonista nesta comedia Regional e agora com a peça “ Mansos da Terra” como Diretor de elenco e Diretor Musical onde compôs a trilha sonora e sonoplastia da peça.

Fez Parte do Elenco Da Montagem do clássico Romeu e Julieta com a Companhia Faces Ocultas de Dança onde fez o Papel de Romeu em um musical com grandes Bailarinos, e Atores com Apresentações em Salto e no Festival Internacional de Dança de Brasília em 2016.

Banda

Gabriel Maron - Violão

João Moreira - Baixo

Thiago "Zico" Teixeira - Bateria

Weber Marely - Saxofone/Flauta Transversal

Eduardo Freire - Trompete/Flugel

João Verderi - Trombone

Percussão - Raphael Coelho

Guitarra - Eric Paulussi

Backing Vocals - Giovani de Franco e Lilian de Paula

bottom of page